Encontros de Estudos do GP ELLAE - Sextas-feiras - 9h às 12h

  • Página inicial
  • I CONGR. INTER. 2023
  • II CONGR. INTER. 2025
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    • INSCRIÇÕES
    • CONFERÊNCIAS
    • SIMPÓSIOS
    • MINICURSOS
    • MESAS-REDONDAS
    • OFICINAS PRESENCIAIS
    • CADERNO DE RESUMOS/ANAIS
    • COMISSÃO ORGANIZADORA
  • I CICLO ELLAE - 2022
    • Abertura Fernanda e Jafte
    • I Mesa - Rogerio e Elias
    • III Mesa A: Nazaré Souza
    • III M. B: Lúcia Santaella
    • IV Mesa: Pesq. ELLAE
    • IV Mesa: Iran Melo
    • VI Mesa: Angela e Regina
    • VII Mesa: Lourenço Chacón
    • Encerram. Nita Freire
  • II CICLO ELLAE 2023
    • Abertura: Catherine Walsh
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Joyce e Junot
    • IV Mesa: Pesq. do ELLAE
    • V Mesa: Branca e Henrique
    • VI Mesa: Sueli e Márcio
    • VII M: Henrique e Edilene
    • VIII Mesa: Ivanda Silva
    • IX Mesa: Daniel Ferraz
    • Encerram.: Rita von Hunty
  • III CICLO ELLAE 2024
    • Programação
    • Inscrições pelo Even3
    • Abertura: Fernanda Vieira
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Adail Sobral
    • IV Mesa: Manoel e Hūduã
    • V Mesa: Bruna e Victor
    • VI Mesa: Fran Estefogo
    • VII Mesa: Rogério e Nina
    • VIII Mesa: Glenda/Beatriz
    • IX Mesa: Silvia e André
    • Encerram.: Fernanda
  • Capítulos de Livros
  • Livros Publicados
  • Artigos: Profa.Grassinete
  • Artigos: Prof. André
  • Artigos: Prof. Amilton
  • Artigos: Prof. Victor
  • Artigos: Rogério
  • Artigos: Silvia Armada
  • Artigos: Pesquisadores
  • BANCAS DE DEFESA
    • Defesa: Luzia e Mariana
    • Defesa: Claudeir Araújo
    • Defesa: Ruy Araújo
    • Defesa: Alessandra/Tiago
    • Defesa: Débora Kássia
    • Defesa: Jacson Queiroz
    • Defesa: Francisca Melo
    • Defesa: Jamile Dias
    • Defesa: Raika Moreira
  • IV CICLO ELLAE
  • Mais
    • Página inicial
    • I CONGR. INTER. 2023
    • II CONGR. INTER. 2025
      • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
      • INSCRIÇÕES
      • CONFERÊNCIAS
      • SIMPÓSIOS
      • MINICURSOS
      • MESAS-REDONDAS
      • OFICINAS PRESENCIAIS
      • CADERNO DE RESUMOS/ANAIS
      • COMISSÃO ORGANIZADORA
    • I CICLO ELLAE - 2022
      • Abertura Fernanda e Jafte
      • I Mesa - Rogerio e Elias
      • III Mesa A: Nazaré Souza
      • III M. B: Lúcia Santaella
      • IV Mesa: Pesq. ELLAE
      • IV Mesa: Iran Melo
      • VI Mesa: Angela e Regina
      • VII Mesa: Lourenço Chacón
      • Encerram. Nita Freire
    • II CICLO ELLAE 2023
      • Abertura: Catherine Walsh
      • II Mesa: Pesq. do ELLAE
      • III Mesa: Joyce e Junot
      • IV Mesa: Pesq. do ELLAE
      • V Mesa: Branca e Henrique
      • VI Mesa: Sueli e Márcio
      • VII M: Henrique e Edilene
      • VIII Mesa: Ivanda Silva
      • IX Mesa: Daniel Ferraz
      • Encerram.: Rita von Hunty
    • III CICLO ELLAE 2024
      • Programação
      • Inscrições pelo Even3
      • Abertura: Fernanda Vieira
      • II Mesa: Pesq. do ELLAE
      • III Mesa: Adail Sobral
      • IV Mesa: Manoel e Hūduã
      • V Mesa: Bruna e Victor
      • VI Mesa: Fran Estefogo
      • VII Mesa: Rogério e Nina
      • VIII Mesa: Glenda/Beatriz
      • IX Mesa: Silvia e André
      • Encerram.: Fernanda
    • Capítulos de Livros
    • Livros Publicados
    • Artigos: Profa.Grassinete
    • Artigos: Prof. André
    • Artigos: Prof. Amilton
    • Artigos: Prof. Victor
    • Artigos: Rogério
    • Artigos: Silvia Armada
    • Artigos: Pesquisadores
    • BANCAS DE DEFESA
      • Defesa: Luzia e Mariana
      • Defesa: Claudeir Araújo
      • Defesa: Ruy Araújo
      • Defesa: Alessandra/Tiago
      • Defesa: Débora Kássia
      • Defesa: Jacson Queiroz
      • Defesa: Francisca Melo
      • Defesa: Jamile Dias
      • Defesa: Raika Moreira
    • IV CICLO ELLAE
  • Entrar
  • Criar conta

  • Reservas
  • Minha conta
  • Conectado como:

  • filler@godaddy.com


  • Reservas
  • Minha conta
  • Finalizar sessão


Conectado como:

filler@godaddy.com

  • Página inicial
  • I CONGR. INTER. 2023
  • II CONGR. INTER. 2025
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    • INSCRIÇÕES
    • CONFERÊNCIAS
    • SIMPÓSIOS
    • MINICURSOS
    • MESAS-REDONDAS
    • OFICINAS PRESENCIAIS
    • CADERNO DE RESUMOS/ANAIS
    • COMISSÃO ORGANIZADORA
  • I CICLO ELLAE - 2022
    • Abertura Fernanda e Jafte
    • I Mesa - Rogerio e Elias
    • III Mesa A: Nazaré Souza
    • III M. B: Lúcia Santaella
    • IV Mesa: Pesq. ELLAE
    • IV Mesa: Iran Melo
    • VI Mesa: Angela e Regina
    • VII Mesa: Lourenço Chacón
    • Encerram. Nita Freire
  • II CICLO ELLAE 2023
    • Abertura: Catherine Walsh
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Joyce e Junot
    • IV Mesa: Pesq. do ELLAE
    • V Mesa: Branca e Henrique
    • VI Mesa: Sueli e Márcio
    • VII M: Henrique e Edilene
    • VIII Mesa: Ivanda Silva
    • IX Mesa: Daniel Ferraz
    • Encerram.: Rita von Hunty
  • III CICLO ELLAE 2024
    • Programação
    • Inscrições pelo Even3
    • Abertura: Fernanda Vieira
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Adail Sobral
    • IV Mesa: Manoel e Hūduã
    • V Mesa: Bruna e Victor
    • VI Mesa: Fran Estefogo
    • VII Mesa: Rogério e Nina
    • VIII Mesa: Glenda/Beatriz
    • IX Mesa: Silvia e André
    • Encerram.: Fernanda
  • Capítulos de Livros
  • Livros Publicados
  • Artigos: Profa.Grassinete
  • Artigos: Prof. André
  • Artigos: Prof. Amilton
  • Artigos: Prof. Victor
  • Artigos: Rogério
  • Artigos: Silvia Armada
  • Artigos: Pesquisadores
  • BANCAS DE DEFESA
    • Defesa: Luzia e Mariana
    • Defesa: Claudeir Araújo
    • Defesa: Ruy Araújo
    • Defesa: Alessandra/Tiago
    • Defesa: Débora Kássia
    • Defesa: Jacson Queiroz
    • Defesa: Francisca Melo
    • Defesa: Jamile Dias
    • Defesa: Raika Moreira
  • IV CICLO ELLAE

Conta


  • Reservas
  • Minha conta
  • Finalizar sessão


  • Entrar
  • Reservas
  • Minha conta

MINICURSOS

(PRESENCIAL E VIRTUAL)

MINICURSO 01 (PRESENCIAL)

MINICURSO 01 (PRESENCIAL)

MINICURSO 01 (PRESENCIAL)

  

Este minicurso tem por objetivo discutir o papel de translanguaging na transormação da língua inglesa no fenômeno que venho chamando de “World English”, uma língua que não tem dono, nem tampouco a famigerada figura conhecida como ‘falante nativo’ (que, segundo alguns pesquisadores notáveis, nunca passou de uma invenção do século XVII que atendia aos determinados interesses geopolíticos e imperialistas da época).

MINICURSO 02 (PRESENCIAL)

MINICURSO 01 (PRESENCIAL)

MINICURSO 01 (PRESENCIAL)

  

Neste minicurso, com base no conceito de leitura perversa do mundo (Aguiar, 2023), aprenderemos a usar lentes críticas e decoloniais para enxergar e desmascarar discursos e imagens veiculadas pela mídia e/ou materiais didáticos que violentam, oprimem e massacram grupos marginalizados. A ideia é, por meio do aporte teórico do Letramento Crítico (Aguiar, 2021a, 2021b, 2023; Jordão, 2013, 2014, 2016; Janks, 2013, 2016; Shor, 1999) e da Decolonialidade (Mignolo, 2005, 2007; Maldonado-Torres, 2010; Walsh, 2013, 2020, 2022), entendermos como os discursos hegemônicos estão presentes nas materialidades discursivas com as quais lidamos no cotidiano e, através do mecanismo problematização – desnaturalização – desconstrução – construção de saber novo (Aguiar, 2023) aprendermos a desvelar tais discursos e construir contra narrativas como forma de resistência à Matriz Colonial de Poder.

MINICURSO 03 (VIRTUAL)

MINICURSO 01 (PRESENCIAL)

MINICURSO 04 (PRESENCIAL)

  

Em que pese a necessidade de aprendizagem dos sujeitos acadêmicos na elaboração de projetos de pesquisa, como em disciplinas de Investigação e Prática Pedagógica nos cursos em licenciaturas, bem como, daqueles externos à universidade que possuem interesse em ingressar em uma formação acadêmica voltada para a pesquisa, como seleção de mestrado e/ou doutorado, contudo, têm dúvidas dos seus elementos constitutivos, este projeto de extensão proposto tem como intuito fomentar discussões e difundir conhecimentos sobre a construção e elaboração de projetos de pesquisa. Têm-se como bases teóricas: Koller; Hohendorff (2014), CresWell (2014), Yin (2016) dentre outros. O minicurso se fundamenta em execução virtual, através da sala de reunião (Google Meet) do presente evento e destina-se a estudantes de graduação, mestrandos e demais interessados em aprender/aperfeiçoar a produção acadêmica.

MINICURSO 04 (PRESENCIAL)

MINICURSO 04 (PRESENCIAL)

Análise do Marco de Referencia para Enfoques Plurais (MAREP). Apresentação das competências globais que mobilizam, na reflexão e na ação, conhecimentos, capacidades e atitudes orientadas à uma educação linguística integrada, dirigida à implementação do plurilinguismo, Candelier et al (2008). Uma reflexão sobre enfoque intercultural. Apresentação de uma proposta pedagógica orientada ao desenvolvimento de relações de cooperação, respeito e aceitação entre diferentes culturas e sujeitos, visando preservar as identidades culturais, propiciando conhecimentos, trocas de experiências e o respeito mútuo.

MINICURSO 05 (PRESENCIAL)

  Este minicurso objetiva explorar a intersecção entre raça, classe, gênero e sexualidade, analisando como esses marcadores se manifestam em diferentes materialidades linguístico-discursivas. Utilizando um arcabouço teórico que inclui o feminismo negro – particularmente as contribuições de Patricia Hill Collins – bem como as teorias queer, pós-coloniais e decoloniais, buscamos compreender as relações de opressão e resistência inerentes a esses marcadores. A abordagem critica o conhecimento hegemônico, valoriza a produção situada e destaca a autodefinição e a resistência como ferramentas para a justiça social e a emancipação de grupos oprimidos. À luz da Linguística Aplicada Crítica e em perspectiva performativa da linguagem, compreendemos a interseccionalidade como uma praxiologia adequada à compreensão e à problematização das dinâmicas de opressão e resistência, propondo alternativas para a contestação de padrões hegemônicos de raça, classe, gênero e sexualidade.

MINICURSO 06 (PRESENCIAL)

A opinião dos nossos alunos é fundamental para nós. Na grupoellae.com.br, coletamos testemunhos que refletem a experiência de aprendizado única que oferecemos. Nossos alunos compartilham histórias inspiradoras sobre como nossa abordagem educacional os ajudou a alcançar suas metas. Veja o que eles têm a dizer e inspire-se!

MINICURSO 07 (VIRTUAL)

MINICURSO 07 (VIRTUAL)

MINICURSO 07 (VIRTUAL)

 Este minicurso visa promover uma reflexão crítica e colaborativa sobre

as abordagens utilizadas no ensino-aprendizagem de línguas adicionais, incentivando os participantes a

questionarem práticas tradicionais e a explorarem alternativas mais dinâmicas e inclusivas. O curso se

inicia com uma análise das diferentes metodologias de ensino-aprendizagem de línguas adicionais,

seguida pela introdução ao conceito de Atividade Social (Liberali, 2009), que propõe a

desencapsulação do ensino ao integrar práticas de linguagem reais ao processo de aprendizagem. Em

seguida, os participantes serão apresentados ao Multiletramento Engajado (Liberali, 2022) como um

instrumento teórico-metodológico que auxilia na implementação de práticas de linguagem voltadas

para um posicionamento crítico-reflexivo-agentivo, considerando a multimodalidade, a

multiculturalidade e as múltiplas mídias. Ao longo do minicurso, os participantes trabalharão de forma

crítico-colaborativa na elaboração de planos de aula, que integrarão as ideias discutidas sobre

Atividades Sociais e Multiletramento Engajado. Esses planos serão compartilhados ao final do encontro

no formato de pôster, em plataforma digital. Essa prática permitirá o compartilhamento de ideias e a

construção coletiva de recursos didáticos que estejam em consonância com as necessidades e

realidades dos contextos educacionais contemporâneos e alinhados às práticas emancipatórias e

ativistas de linguagem cujo objetivo seja promover uma educação crítica, inclusiva e transformadora.

MINICURSO 08 (VIRTUAL)

MINICURSO 07 (VIRTUAL)

MINICURSO 07 (VIRTUAL)

  Este minicurso tem como objetivo despertar o interesse dos participantes pelo conhecimento da língua e cultura aymara. Compreender uma cultura envolve, muitas vezes, conhecer e até aprender sua língua, o que facilita o contato e nos ajuda a entender a cosmovisão dos povos do Abya-Yala, especialmente dos aymaras. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a riqueza linguística e as cosmovivências do mundo aymara no espaço andino pan-amazônico, com o intuito de promover o respeito pelos modos de vida do povo andino. A metodologia será o método comunicativo, utilizando a técnica de contar histórias (storytelling) que nos permitirá realizar atividades interativas, exercícios de conversação para familiarizá-los com a língua, possibilitando o desenvolvimento de competências linguísticas dos participantes; utilizaremos materiais audiovisuais como slides, vídeos, músicas e fotografias; para facilitar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A proposta de abordagem contempla os seguintes conteúdos: origem da língua, vocabulário básico: saudações e despedidas, apresentação e cortesia, números, vogais, dias da semana, meses do ano, estações do ano, cores, animais, comidas e restaurante, viajem, família e corpo humano; discutiremos ainda a história dos aymaras, localização geográfica, expressões culturais e sabedoria ancestral. É possível entrelaçar esses temas, pois a cultura está intrinsecamente ligada à língua.

Copyright © 2024 grupoellae.com.br – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Este site usa cookies.

Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.

Aceitar