Encontros de Estudos do GP ELLAE - Sextas-feiras - 9h às 12h

  • Página inicial
  • I CONGR. INTER. 2023
  • II CONGR. INTER. 2025
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    • INSCRIÇÕES
    • CONFERÊNCIAS
    • SIMPÓSIOS
    • MINICURSOS
    • MESAS-REDONDAS
    • OFICINAS PRESENCIAIS
    • CADERNO DE RESUMOS/ANAIS
    • COMISSÃO ORGANIZADORA
  • I CICLO ELLAE - 2022
    • Abertura Fernanda e Jafte
    • I Mesa - Rogerio e Elias
    • III Mesa A: Nazaré Souza
    • III M. B: Lúcia Santaella
    • IV Mesa: Pesq. ELLAE
    • IV Mesa: Iran Melo
    • VI Mesa: Angela e Regina
    • VII Mesa: Lourenço Chacón
    • Encerram. Nita Freire
  • II CICLO ELLAE 2023
    • Abertura: Catherine Walsh
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Joyce e Junot
    • IV Mesa: Pesq. do ELLAE
    • V Mesa: Branca e Henrique
    • VI Mesa: Sueli e Márcio
    • VII M: Henrique e Edilene
    • VIII Mesa: Ivanda Silva
    • IX Mesa: Daniel Ferraz
    • Encerram.: Rita von Hunty
  • III CICLO ELLAE 2024
    • Programação
    • Inscrições pelo Even3
    • Abertura: Fernanda Vieira
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Adail Sobral
    • IV Mesa: Manoel e Hūduã
    • V Mesa: Bruna e Victor
    • VI Mesa: Fran Estefogo
    • VII Mesa: Rogério e Nina
    • VIII Mesa: Glenda/Beatriz
    • IX Mesa: Silvia e André
    • Encerram.: Fernanda
  • Capítulos de Livros
  • Livros Publicados
  • Artigos: Profa.Grassinete
  • Artigos: Prof. André
  • Artigos: Prof. Amilton
  • Artigos: Prof. Victor
  • Artigos: Rogério
  • Artigos: Silvia Armada
  • Artigos: Pesquisadores
  • BANCAS DE DEFESA
    • Defesa: Luzia e Mariana
    • Defesa: Claudeir Araújo
    • Defesa: Ruy Araújo
    • Defesa: Alessandra/Tiago
    • Defesa: Débora Kássia
    • Defesa: Jacson Queiroz
    • Defesa: Francisca Melo
    • Defesa: Jamile Dias
    • Defesa: Raika Moreira
  • IV CICLO ELLAE
  • Mais
    • Página inicial
    • I CONGR. INTER. 2023
    • II CONGR. INTER. 2025
      • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
      • INSCRIÇÕES
      • CONFERÊNCIAS
      • SIMPÓSIOS
      • MINICURSOS
      • MESAS-REDONDAS
      • OFICINAS PRESENCIAIS
      • CADERNO DE RESUMOS/ANAIS
      • COMISSÃO ORGANIZADORA
    • I CICLO ELLAE - 2022
      • Abertura Fernanda e Jafte
      • I Mesa - Rogerio e Elias
      • III Mesa A: Nazaré Souza
      • III M. B: Lúcia Santaella
      • IV Mesa: Pesq. ELLAE
      • IV Mesa: Iran Melo
      • VI Mesa: Angela e Regina
      • VII Mesa: Lourenço Chacón
      • Encerram. Nita Freire
    • II CICLO ELLAE 2023
      • Abertura: Catherine Walsh
      • II Mesa: Pesq. do ELLAE
      • III Mesa: Joyce e Junot
      • IV Mesa: Pesq. do ELLAE
      • V Mesa: Branca e Henrique
      • VI Mesa: Sueli e Márcio
      • VII M: Henrique e Edilene
      • VIII Mesa: Ivanda Silva
      • IX Mesa: Daniel Ferraz
      • Encerram.: Rita von Hunty
    • III CICLO ELLAE 2024
      • Programação
      • Inscrições pelo Even3
      • Abertura: Fernanda Vieira
      • II Mesa: Pesq. do ELLAE
      • III Mesa: Adail Sobral
      • IV Mesa: Manoel e Hūduã
      • V Mesa: Bruna e Victor
      • VI Mesa: Fran Estefogo
      • VII Mesa: Rogério e Nina
      • VIII Mesa: Glenda/Beatriz
      • IX Mesa: Silvia e André
      • Encerram.: Fernanda
    • Capítulos de Livros
    • Livros Publicados
    • Artigos: Profa.Grassinete
    • Artigos: Prof. André
    • Artigos: Prof. Amilton
    • Artigos: Prof. Victor
    • Artigos: Rogério
    • Artigos: Silvia Armada
    • Artigos: Pesquisadores
    • BANCAS DE DEFESA
      • Defesa: Luzia e Mariana
      • Defesa: Claudeir Araújo
      • Defesa: Ruy Araújo
      • Defesa: Alessandra/Tiago
      • Defesa: Débora Kássia
      • Defesa: Jacson Queiroz
      • Defesa: Francisca Melo
      • Defesa: Jamile Dias
      • Defesa: Raika Moreira
    • IV CICLO ELLAE
  • Entrar
  • Criar conta

  • Reservas
  • Minha conta
  • Conectado como:

  • filler@godaddy.com


  • Reservas
  • Minha conta
  • Finalizar sessão


Conectado como:

filler@godaddy.com

  • Página inicial
  • I CONGR. INTER. 2023
  • II CONGR. INTER. 2025
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    • INSCRIÇÕES
    • CONFERÊNCIAS
    • SIMPÓSIOS
    • MINICURSOS
    • MESAS-REDONDAS
    • OFICINAS PRESENCIAIS
    • CADERNO DE RESUMOS/ANAIS
    • COMISSÃO ORGANIZADORA
  • I CICLO ELLAE - 2022
    • Abertura Fernanda e Jafte
    • I Mesa - Rogerio e Elias
    • III Mesa A: Nazaré Souza
    • III M. B: Lúcia Santaella
    • IV Mesa: Pesq. ELLAE
    • IV Mesa: Iran Melo
    • VI Mesa: Angela e Regina
    • VII Mesa: Lourenço Chacón
    • Encerram. Nita Freire
  • II CICLO ELLAE 2023
    • Abertura: Catherine Walsh
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Joyce e Junot
    • IV Mesa: Pesq. do ELLAE
    • V Mesa: Branca e Henrique
    • VI Mesa: Sueli e Márcio
    • VII M: Henrique e Edilene
    • VIII Mesa: Ivanda Silva
    • IX Mesa: Daniel Ferraz
    • Encerram.: Rita von Hunty
  • III CICLO ELLAE 2024
    • Programação
    • Inscrições pelo Even3
    • Abertura: Fernanda Vieira
    • II Mesa: Pesq. do ELLAE
    • III Mesa: Adail Sobral
    • IV Mesa: Manoel e Hūduã
    • V Mesa: Bruna e Victor
    • VI Mesa: Fran Estefogo
    • VII Mesa: Rogério e Nina
    • VIII Mesa: Glenda/Beatriz
    • IX Mesa: Silvia e André
    • Encerram.: Fernanda
  • Capítulos de Livros
  • Livros Publicados
  • Artigos: Profa.Grassinete
  • Artigos: Prof. André
  • Artigos: Prof. Amilton
  • Artigos: Prof. Victor
  • Artigos: Rogério
  • Artigos: Silvia Armada
  • Artigos: Pesquisadores
  • BANCAS DE DEFESA
    • Defesa: Luzia e Mariana
    • Defesa: Claudeir Araújo
    • Defesa: Ruy Araújo
    • Defesa: Alessandra/Tiago
    • Defesa: Débora Kássia
    • Defesa: Jacson Queiroz
    • Defesa: Francisca Melo
    • Defesa: Jamile Dias
    • Defesa: Raika Moreira
  • IV CICLO ELLAE

Conta


  • Reservas
  • Minha conta
  • Finalizar sessão


  • Entrar
  • Reservas
  • Minha conta

OFICINA 01 (PRESENCIAL)

DO TEXTO À TELA: EXPLORANDO AS HUMANIDADES NAS ARTES NARRATIVAS

   

Na conjuntura do narrar, o trabalho com a palavra vai assumindo diferentes formas, ao evidenciar as estratégias linguísticas e visuais a que se propõe. Neste sentido, propomos uma oficina que estabeleça uma imersão entre Cinema e Literatura, enquanto ferramentas narrativas, e sua articulação humanizadora. Ao proporcionar aos participantes uma experiência interdisciplinar e crítica, a partir de uma abordagem metodológica e alternativa ao ensino de línguas e literaturas, adotamos as prerrogativas teóricas de Roland Barthes (1964, 1973, 1978), Antonio Candido (2011), Edgar Morin (1990), Antoine Compagnon (2010), Silviano Santiago (2019, 2020) e Tânia Carvalhal (2006), dentre outros postulados teóricos, para compreender os processos de construção narrativa, a relação entre arte e sociedade, e a importância da literatura e do cinema na formação do sujeito. Partindo da investigação e da experiência analítica com Django Livre (Quentin Tarantino, 2012) e Pai contra mãe (Machado de Assis, 1906), buscamos a reflexão crítica e a possibilidade de produção de textos e materiais didáticos que articulem as artes narrativas, de modo a desenvolver competências analíticas e metodológicas que reconheçam a importância da interdisciplinaridade no ensino de línguas e literaturas. 

OFICINA 02 (PRESENCIAL)

DESIGN DE APRESENTAÇÕES INTERATIVAS: GAMES E QUIZZES COM CANVA

No contexto educacional atual, a utilização de ferramentas digitais para a criação de conteúdos interativos tem se tornado cada vez mais relevante. O Canva é uma plataforma versátil que permite a criação de apresentações dinâmicas e atrativas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Esta oficina visa introduzir acadêmicos e docentes dos cursos de línguas às funcionalidades do Canva, capacitando-os a desenvolver games e quizzes que possam ser utilizados em suas práticas pedagógicas. A oficina justifica-se pelo fato de que a integração de tecnologias digitais no ensino de línguas pode ser importante para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Os Games e quizzes são recursos eficazes para revisar conteúdos, avaliar conhecimentos e estimular a participação ativa dos alunos. O Canva, com sua interface intuitiva e recursos variados, oferece uma excelente oportunidade para que educadores e acadêmicos criem materiais didáticos interativos e personalizados. Esta oficina proporcionará aos participantes as habilidades necessárias para explorar o potencial do Canva, contribuindo para a inovação e a qualidade do ensino de línguas.

OFICINA 03 (PRESENCIAL)

COMUNICAÇÃO EM LIBRAS NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS

Conhecimento prático da Libras para situações de comunicação no ambiente escolar. Direitos e necessidades educacionais das pessoas surdas.

OFICINA 04 (PRESENCIAL)

SURDO APRENDE PORTUGUÊS?

Análise do processo de escrita do surdo em português. A importância do processo de reescrita, a partir dos traços de interlíngua. Os limites entre a língua de instrução e a língua alvo de aprendizagem.

OFICINA 05 (PRESENCIAL)

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA MÚSICA E OFICINA DE ARTETERAPIA

  

A análise Sociológica da Música busca analisar a música em elementos que explorem as variáveis embutidas nos mais diferentes contextos sociais, que surge como uma oportunidade de transmitir diversos significados, podemos, assim, trabalhar a letra, melodia, cinematografia e até as expressões artísticas presentes nesse cenário, além disso, existe os significados históricos e culturais, especialmente no Brasil que possui uma pluralidade e diversidade cultural que conta a história do povo Brasileiro. Segundo (BODART Cristiano, 2022, p.8) a análise de música a partir da sociologia pode ser uma boa oportunidade de enxergar coisas das quais não costumamos ver com facilidade. Nesta oficina iremos trabalhar muito mais que apenas a análise sobre os elementos presentes na música, além de propor uma reflexão crítica através da análise sociológica, inter-relacionado a isso, a oficina também visa um momento de arteterapia em que o fazer artístico, partindo da contextualização e leitura do material proposto, materializa por meio da produção artística orientada um momento introspectivo e relaxante onde os participantes poderão expressar os conhecimentos que ali foram gerados, viabilizando, de acordo com (SCHWARTZ, Suzana, 2014, p.23) o incorporar da percepção e reflexão crítica promovida pela proposta, viabilizando também relações de construção de conhecimento.

OFICINA 06 (PRESENCIAL)

PRÁTICAS DE ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ENFOQUE NA ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO

 Por muito tempo, a oralidade foi negligenciada pela escola, sendo colocada às margens do ensino de língua materna, enquanto a escrita mantinha um lugar de destaque entre as práticas de letramentos escolares. Entretanto, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o ensino de língua portuguesa, na educação básica, deve contemplar práticas de linguagens voltadas para leitura, escuta e produção textual, tanto escrita quanto oral, orientação já presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998). Desse modo, gêneros discursivos orais, como entrevistas, podcasts, seminários, debates e declamação de poemas, devem estar presentes na sala de aula, com o intuito de possibilitar aos alunos o conhecimento/aperfeiçoamento desses textos, que também estão presentes em outros contextos de interação. Esta oficina foi formulada a partir da disciplina “Análise da Conversação”, ministrada pela coordenadora desta proposta a uma turma de licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Acre, durante o primeiro semestre de 2024, e pretende contemplar estudantes de Letras, Pedagogia e áreas afins, assim como professores que atuam na educação básica e que sabem da importância de se trabalhar com a oralidade. Como metodologia, primeiramente, será abordado, de forma bem breve, o aporte teórico que respalda a proposta da oficina, como Koch (1995), Dolz e Schneuwly (2004), Marcushi e Dionizio (2007) e Storto (2023), por meio do qual serão apresentadas as normas de transcrição grafemática extraídas de Castilho e Preti (1986 apud Koch, 1995), além da organização geral da conversação (turnos, interações simétricas e interações assimétricas, assalto ao turno, sobreposição de vozes, espaços de transição e pares adjacentes) e as seguintes categorias de análise: correções, repetições e parafraseamento, marcadores conversacionais e preservação da face. Por meio desta oficina, espera-se contribuir com a ampliação das possibilidades de ensino de língua materna no que tange às práticas de oralidade exercidas nas variadas esferas de atuação humana.  

OFICINA 07 (PRESENCIAL)

PROGRAMAÇÃO E IA COM PICTOBLOX: ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

A oficina tem o objetivo de promover a introdução de educadores e estudantes ao uso do Pictoblox como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem. Os conteúdos abordados serão: introdução aos conceitos básicos de programação, IA e modelos de aprendizagem com o Pictoblox, e estratégias para incorporar o Pictoblox nas aulas - estudo de caso. Fundamentados nos autores da referência, adotaremos uma metodologia que promova a colaboração, a exploração e a reflexão. Essa abordagem permitirá não só o alinhamento entre a teoria e a prática, mas também promoverá um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Os materiais necessários serão: uma sala com computadores, acesso à internet e projetor (preferencialmente em um laboratório maker ou de informática). A carga horária da oficina será de 3 horas, tendo como público-alvo alunos e professores.

OFICINA 08 (PRESENCIAL)

O PAPEL DA LOCALIZAÇÃO COMO MEIO DE EMPODERAMENTO LINGUÍSTICO

Na segunda metade do século XX, o advento das novas tecnologias da informação transformou radicalmente a forma como conteúdos propagandísticos, midiáticos e bens de consumo são produzidos e consumidos. Essa globalização do consumo trouxe consigo a necessidade de estratégias específicas para traduzir e adaptar conteúdos para diferentes públicos. A domesticação de conteúdos, especialmente em mercados internacionais, tornou-se uma ferramenta indispensável para facilitar a comunicação com públicos-alvo distintos, como macro e micro regiões dentro de um mesmo país. Além disso, essa prática permite gerar identificação entre o público e o produto, fortalecendo sua relevância cultural.

No contexto brasileiro, a centralização da representatividade linguística no Sudeste é evidente. Propagandas, filmes, séries, novelas e jogos tendem a refletir as variações linguísticas predominantes em São Paulo e Rio de Janeiro, o que cria barreiras culturais e linguísticas para as demais regiões do país. Essa concentração limita a conectividade cultural e reforça a invisibilização de outras variantes do português brasileiro. A exclusividade na representação linguística desconsidera a riqueza e diversidade cultural do Brasil, perpetuando uma percepção homogeneizada que não reflete a pluralidade do país.

A presente oficina tem como objetivo demonstrar como as metodologias de localização podem ser aplicadas para adaptar conteúdos linguísticos às variações regionais, promovendo maior representatividade cultural. Por meio da localização, busca-se construir uma ponte entre o público e os textos localizados, fortalecendo a identificação do sujeito com sua região e cultura. Esse processo não apenas enriquece a experiência do consumidor, mas também posiciona o localizador como um agente transformador na comunicação entre culturas.

OFICINA 09 (PRESENCIAL)

OFICINA DE GRAMÁTICA E CIDADANIA: DIFICULDADES MAIS FREQUENTES DA LÍNGUA PORTUGUESA

  

Na oficina iremos abordar os seguintes aspectos da Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de texto. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Dificuldades: a fim/afim, uso dos porquês, enfim/em fim, mais/mas, más, todo o e todo, senão/se não; para eu/para mim, a cerca de/acerca de/há cerda de, entre outras.

OFICINA 10 (PRESENCIAL)

COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM, EM CONTEXTO DIDÁTICO

  

Características das competências da redação do Enem. Habilidades de escrita. A norma padrão da língua portuguesa. Conhecimento do tema. Organização da argumentação. Organizadores textuais. A proposta de intervenção.

OFICINA 11 (PRESENCIAL)

PRODUÇÃO ESCRITA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: BIODATA, CARTA DE INTENÇÃO, DIÁRIO DE BORDO. PORTFÓLIO.

  

Estudo pelos Gêneros textuais. Conceito, Estrutura e Características. Biodata. Carta de Intenção. Diário de Bordo. Portfólio. Produção textual escrita. Tem-se como objetivo contribuir com o ensino da produção dos gêneros textuais: biodata, carta de intenção e diário de bordo/portfólio, oportunizando a autonomia, autoestima e produção escrita dos textos.

TEMPLATE OFICINAS

TEMPLATE APRESENTAÇÁO (pptx)

Baixar

Copyright © 2024 grupoellae.com.br – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Este site usa cookies.

Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.

Aceitar